Qual o PH certo para o nosso cabelo?

Existem neste momento muitas ofertas de champô sólido no mercado, mas com tanta oferta nem sabemos por onde escolher… Para o podermos fazer de forma consciente precisamos de saber alguns conceitos básicos !!! Uma mente informada faz a sua escolha de forma clara !! Concordas?
Deixo aqui duas dicas que te vão ajudar a fazer a tua escolha!! E que na minha opinião são muito importantes para descartares opções que não são viáveis …..
Na altura de escolher há duas questões importantes a ter em conta:

1)O PH DO CHAMPÔ

Muitos ouvimos falar do PH mas não sabemos muito bem como este funciona a favor dos nossos cabelos. Assim PH é a sigla para “potencial hidrogeniônico”. Este é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade do champô. O índice vai de 0 a 14. Quanto mais próximo de zero, maior a acidez e quanto mais próximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 é uma faixa de neutralidade, não sendo nem ácido, nem alcalino.

Mas qual o PH do nosso cabelo?

A camada externa que protege o fio, chamada de cutícula capilar, tem ph levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 . Dessa forma, todos os produtos que entram em contato o couro cabeludo devem ser neutros (ph = 6,5 a 7,5) ou levemente ácidos (até ph = 6,4).

Assim se usarmos um champô alcalino (ph entre 8 e 14) este pode elevar a energia eletrostática nos cabelos, aumentando a repulsão e fricção entre os fios, ressecando o cabelo e criando as pontas duplas. As cutículas tendem a abrir e o resultado é um cabelo sem brilho e difícil de pentear.

Assim PH alcalino abre a cutícula e o ácido fecha a cutícula. O ph ideal para limpar sem agredir os fios está entre o 5 e 6,5

O PH do champô está relacionado com outro aspeto importante:

2)O TIPO DE FORMULAÇÃO

Aqui diferenciamos 2:

  • Aquelas obtidas diretamente pela saponificação de óleos e gorduras
  • Aquelas que incorporam surfactantes previamente sintetizados, que podem ser de fontes naturais ou não.

A primeira formulação diz respeito aos sabonetes criados de forma artesanal ,formulados somente a partir da saponificação de gorduras e óleos. Estes são sabonetes ótimos e muito hidratantes para a pele com alto poder antibacteriano. No entanto este poder antibacteriano advém do seu PH alcalino que normalmente se situa entre 8 e 10, ou seja excelente para a pele mas não o mais adequado para a fibra capilar.

O segundo tipo de formulação, é a utilizada nos nossos champôs sólidos. Esta é feita com base em tensoativos já sintetizados como são o SCS e SCI, que em conjunto com os óleos, manteigas e aditivos adequados ao tipo de cabelo conseguem um PH adequado á fibra capilar. Ainda assim escolhemos dentro dos tensoativos os mais suaves, sendo que:

**SCS (Sodium Coco Sulfate) é um tensoativo aniónico (espumante,detergente, umectante, soluvel em água e biodegradável), de origem vegetal permitido em cosmética natural pela ECO-CERT .

**SCI (Sodium Cocoyl Isethionate) – tensoativo aniónico (espumante,detergente, umectante, soluvel em água e biodegradável) de origem vegetal sem sulfatos, permitido em cosmética natural pela ECO-CERT

Agora  que estás informada/o podes fazer a tua compra consciente. Caso o produtor não informe podes e deves questionar sobre a forma como é produzido e qual o ph. 
Se tens alguma questão podes deixar nos comentários.

Abraço iluminado!!
Sandra Leitão

Deixe um comentário