Tudo nesta vida se resume ás escolhas que fazemos…..
Parece-me importante nos dias que correm fazer-vos pensar um pouco sobre os benefícios desta arte tão antiga …..a arte de fazer sabão……
Há muitas razões pelas quais se deve usar sabão 100% natural em vez de usar um sabão “sintético”.
A primeira diferença é a que imediatamente notamos na nossa pele!!! ao utilizar sabonete natural, existe uma melhoria notória de hidratação e suavidade na pele. Passado pouco tempo a pele começará a cicatrizar ficando mais lisa e hidratada;
Ao contrário do sabonete industrializado, que seca a pele e nos conduz a um ciclo repetitivo sem fim e sem melhorias . A pele está seca, usamos cremes cheios de nutrientes nocivos para a pele, mas que nos prometem uma hidratação que nunca se vê…..assim crescem os casos de peles reativas, eczemas atópicos, etc…
A melhor forma de combater este ciclo é parar para pensar…. somos o que comemos…mas também o que colocamos na nossa pele….
Tudo o que colocamos na pele entra de imediato na corrente sanguínea!!
O sabão natural e a maioria dos sabonetes sintéticos começam da mesma maneira: pela junção entre gordura ( animal ou vegetal) e hidróxido de sódio (soda cáustica).
Desta união ocorre a reação química que tem o nome de “saponificação” e o sabão e a glicerina são produzidos naturalmente. 48 horas depois o processo termina e não existem vestígios de soda cáustica ……é maravilhoso não é??!!!
Vemos agora as diferenças no resto do processo entre a produção do sabão artesanal/natural e o Industrial
SABONETE ARTESANAL
Após o processo de saponificação, o sabão é cortado em barras e será curado por várias semanas (varia de acordo com as receitas: de 4 a 9).
Sem produtos químicos sintéticos e sem parabenos que irritam a pele sensível!
- 100% naturais (óleos e manteigas e corantes naturais)
- Livres de SLS e Parabenos e conservantes químicos
- Produção ecológica
- Não são testados em animais
- Feitos à mão com experiência e amor
- Naturalmente ricos em glicerina
- Produzidos localmente e em pequenos lotes. Pegada de carbono muito mínima
SABONETE INDUSTRIAL
O sabão passa por outra fase em que o sal é adicionado, fazendo com que a glicerina se separe do sabão. Esta é usada por fabricantes de resina, explosivos e para fazer outros produtos cosméticos (cremes, condicionadores …). Por esse motivo a glicerina depois de purificada pode superar o preço do sabão!!
Depois desta separação são adicionados ao sabão os aditivos, como conservantes, cor e perfume . De entre os químicos adicionados ao sabão sintético encontramos:
- Parabenos : também conhecido como conservantes químicos. Estes ingredientes são encontrados na maioria dos sabonetes comerciais (e produtos de beleza) e podem ser irritantes para peles sensíveis. Eles são adicionados para aumentar a vida útil dos produtos.
- Sulfatos : Estes produtos químicos são usados para produzir espuma e bolhas no sabão.Alguns sulfatos comuns são SLS (lauril sulfato de sódio) e SLES (laureth sulfate de sódio). Eles também podem ser irritantes para pessoas com pele sensível ou eczema.
- Petroquímica : feita de petróleo.
- Perfume Sintético : perfumes artificiais, que podem desencadear alergias e problemas hormonais.
- Coloração artificial : sabonetes comerciais são embalados com corantes artificiais
E agora, para entender completamente os benefícios do sabão artesanal ,o melhor é experimentá-lo e ver a diferença na nossa pele!
Sandra Leitão
Licenciada em Comunicação Social
Mestre e Terapeuta de Reiki Estrelar
Formadora Certificada
Proprietária e Gerente da Marca “DA MINHA CASINHA- Cosmética Natural Biológica”